Teatro Castro Alves – Reforma e Ampliação

admin_producto 27 de setembro de 2011 0
Teatro Castro Alves – Reforma e Ampliação

Atendendo uma antiga reivindicação da classe artística baiana, foi encaminhado à Assembléia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei n.º 432 propondo a criação do Teatro Castro Alves em 2 de julho de 1948. A obra foi iniciada em 1957, com o projeto de autoria dos arquitetos Bina Fonyat e Humberto Lopes, que recebeu na ocasião uma menção honrosa na 1ª Bienal de Artes Plásticas de Teatro em São Paulo. Ficou responsável pela obra a construtora Noberto Odebrecht, que entregou oficialmente a obra ao governo no ano seguinte ao início da construção, com inauguração prevista para o dia 14 de julho de 1958. Porém, cinco dias antes do grande evento, na madrugada do dia 09/07/58, o teatro sofreu um trágico incêndio, que destruiu toda a parte eletro-mecânica da maior e melhor casa de espetáculo do Brasil na época.

O tempo passa e a tragédia vai ficando para trás. Começa a reconstrução e o teatro se ergue de novo, recompondo devagar as esperanças destruídas. Depois de nove anos fechado, o TCA foi inaugurado no dia 4 de março de 1967 com alegria e comemorações redobradas. Presença do presidente Castelo Branco e do governador Lomanto Júnior. Espetáculos memoráveis foram realizados no TCA como a realização de um concorrido show com Caetano Veloso e Chico Buarque, que resultou em disco gravado ao vivo, e a histórica apresentação de Caetano e Gilberto Gil na despedida do Brasil antes da partida para o exílio na Inglaterra, nos anos 70.

Em julho de 1989, depois de concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia com a participação do Afoxé Filhos de Gandhy, o Teatro fechou para reforma, sendo reinaugurado em julho de 1993. Na noite de abertura, concerto com a Orquestra Sinfônica da Bahia e show dos baianos João Gilberto, Maria Bethania e Gal Costa, que se revezaram no palco durante o espetáculo.

Deixar Um Comentário »